Veja por que você não deve dormir com o seu celular, o motivo é assustador!

O telefone celular tornou-se um dispositivo elétrico para os seres humanos, tanto é que muitas pessoas vão dormir acompanhadas dessa tecnologia. Essa prática começou a preocupar os cientistas e médicos, porque, de acordo com vários estudos, pode causar insônia e distúrbios do sono.

Foto/Reprodução

De acordo com o Dr. Guy Meadows, especialista em insônia na Escola do Sono em Londres,”A maioria das pessoas vão dormir melhor se os telefones celulares estiverem longe de suas camas, assim como outros dispositivos eletrônicos”. disse ao Daily Mail.

O principal problema com os telefones móveis é a luz e o brilho que emana de suas telas
Já o Dr. Charles Czeisler, professor de medicina do sono na Universidade de Harvard, afirmou que “Essa luz interfere com o ritmo natural do corpo, enganando nosso cérebro de forma eficaz e fazendo-o acreditar que ainda é dia”.

A luz estimula as células da retina, a área na parte de trás dos olhos que transmite mensagens para o cérebro. Estas células, sensíveis à luz, informam nosso corpo que horas são. O processo controla a libertação da hormona melatonina, que provoca uma sensação de sono a cada escurecimento, quando o indivíduo usa um aparelho eletrônico antes de dormir, o cérebro “acredita” que ainda é dia, logo a pessoa irá sofrer com insônia.

Toda a luz artificial, seja o centro das atenções, computador ou TV, que provoca a liberação de melatonina é inibida e este, por sua vez, resulta em insônia.

Infelizmente, a luz móvel pode ter um efeito mais grave, porque ela é feita de diferentes cores e outros comprimentos de onda a que estamos acostumados a ver, explica o professor Debra Skene, neuroendocrinóloga na Universidade de Surrey.

Assim, a luz emitida por telefones, tablets e e-readers contém uma grande quantidade de azul. Isso significa que ele tem um efeito estimulante sobre nossas retinas.

“Sabemos que, devido a um pigmento chamado melanopsina células da retina são mais sensíveis à luz azul” , esclarece o professor Skene. Telas de TV também emitem luz azul, mas o dispositivo móvel fonte de luz está mais perto dos olhos. “O que determina o efeito sobre o seu relógio biológico é o brilho, duração, hora do dia e a distância da luz”, diz o professor Skene.

Especialista em sono Dr. Neil Stanley, da Universidade de Harvard, ele acrescenta . “A fim de obter uma boa noite de sono, você tem que se sentir seguro e não se preocupar sobre qualquer coisa que tenha o telefone nas proximidades, à noite, é inconscientemente você está dizendo que quer para ver este telefone ” .


Gostou? então deixe seu like!