7 dicas de alimentação para iniciantes na musculação

1589

Começar a treinar pode não ser uma tarefa muito fácil se você não mudar sua alimentação. Exige muito esforço e cuidados com sua saúde, investir em uma alimentação intercalada aos exercícios, faz muito bem para saúde e ainda melhora os resultados na academia.

A regra para manter o foco é bem simples “você é exatamente aquilo que você come”, se você não faz ideia por onde começar, um acompanhamento profissional pode se ruma boa saída. Ainda assim, se você não tem tempo para buscar um profissional, existem alguns alimentos básicos que podem ser consumidos, antes, durante e até depois da academia.

Pensando nisso reunimos 7 dicas incríveis de alimentos que só trazem benefícios para os treinos e sua saúde:

1 – Proteínas

Invista em uma alimentação balanceada com a inclusão de proteínas, ela é responsável por ajudar na recuperação do pós treino. Se você deseja ganhar massa muscular, a proteína é sua aliada. Consuma ovos, leite, peito de frango, peixes e carnes vermelhas magras.

2 – Cuidado com os carboidratos

Assim como as proteínas, os carboidratos também são responsáveis na recuperação dos músculos após o treino, mas para quem está de dieta (perda de peso), esse grupo de alimentos não é o mais indicado. Evite consumir mel, açúcares e farinha branca, dê preferência aos alimentos integrais.

 

3 – A gordura também ajuda a entrar em forma

Nem toda gordura faz bem para o corpo, mas as gorduras insaturadas podem auxiliar nos treinos. O atuam e as nozes por exemplo são ótimos aliados nesse grupo.

4 –  Beba muita água

Não é de hoje que os médicos indicam consumir pelo menos 2 litros de água por dia, e o motivo é bem simples: 70% do nosso corpo é composto por água, o líquido que perdemos durante um treino deve ser reposto imediatamente para evitarmos uma desidratação. Além disso, a água é capaz de repor todas as energias perdidas durante o treino.



5 – Procure comer várias vezes ao dia

Ficar longos períodos sem comer pode se ruma cilada para quem deseja ter bons resultados na academia. Ingerir muitas proteínas e carboidratos durante vários períodos do dia é essencial para o atleta consiga alcançar os resultados que busca na academia. Procure comer sempre, porém em pequenas porções e é claro os alimentos indicados.

6 – Consuma vitaminas C, E e ômega 3

A vitamina C é responsável por combater os radicais livres formados após o treino. Presentes no suco de laranja, limão, acerola, entre outros.

A vitamina E ajuda a transportar mais oxigênio para os músculos, aposte nos alimentos que contenham óleos vegetais como: girassol, palma, milho, soja e oliva.

O ômega 3 também eleva o oxigênio no corpo, aumentando a força e diminuindo os riscos de aterosclerose, colesterol ou infarto. procure consumir: castanhas, ovos, peixes, linhaça dourada, azeite extravirgem dentre outros.

7 – Não abuse dos suplementos

Para se ter um bom resultado na academia não basta apenas consumir suplementos, deve-se também ter atenção nos alimentos. O suplemento mais indicado é a Whey Protein, que podem ser ingerido uma vez ao dia, na ausência de treinos. Em dias de treino é recomendando usar duas doses ao dia. O suplemento é responsável por acelerar o crescimento dos músculos.

A Beta-Alanina é um aminoácido que ajuda na força e resistência do atleta. O suplemento ajuda também no crescimento muscular.

Já a Glutamina, que também é um aminoácido, tem propriedades imunológicas, ajuda no crescimento muscular e auxilia na taxa metabólica do corpo.

A Creatina pode ajudar no aceleramento da recuperação, após os exercícios. O suplemento ajuda a diminuir a dor, ocasionada pelos exercícios pesados, e ajuda na força muscular.

Além dos citados acima, existem dezenas de suplementos que podem ser consumidos, porém é importante que você procure um profissional que te indique o melhor para seu corpo e para o objetivo que você busca na academia.